quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Futuro dos escritórios está no planejamento

Organização, informatização, gestão de pessoas, marketing e, principalmente, planejamento estratégico. Esses são os principais ingredientes para escritórios de advocacia, dos grandes centros ou não, sobreviverem no aquecido mercado Jurídico por conta das concentrações empresárias. O alerta é da consultora de marketing Anna Luiza Boranga, presidente da Fenalaw. A consultora conta ao ConJur a recente experiência que teve em promover, pela primeira vez, o evento fora do eixo Rio-São Paulo. A feira de advogados foi promovida em duas regiões diferentes: Nordeste e Sul e, agora, está prestes a acontecer em Minas Gerais, com início marcado para o dia 24 de novembro.

A principal constatação de Anna Luiza em suas andanças está na carência de informação técnica dos escritórios regionais. Ela aponta que eles estão crescendo muito, em ritmo maior do que em centros tradicionais como São Paulo. O fenômeno, segundo ela, se dá pelas novas demandas dos negócios regionais. Assim, os especialistas têm buscados eventos como a Fenalaw para entender do mercado e de técnicas desenvolvida por grandes escritórios como Pinheiro Neto, Veirano Advogados, Demarest & Almeida Advogados e Tozzini Freire Advogados, que estão entre os mais admirados do país.

“A advocacia do Rio Grande do Sul, por exemplo, é bastante bairrista. Eles têm proteção de mercado, mas ao mesmo tempo já estão competindo com São Paulo. Nessa competição, eles valorizam a troca de informações, mas sabem que o produto e a mão de obra deles são mais importantes para o mercado local do que a de um paulista. São Paulo não é mais visto como mercado único”, registra a especialista.

O ponto negativo, apontado por Anna está na Advocacia de massa. Ela conta que escritórios estão usando o preço baixo como diferencial, em detrimento da própria imagem da Advocacia. Por fim, destaca que a Advocacia só terá futuro com planejamento estratégico e com fusões e aquisições, pois a competição está cada dia mais acirrada entre os operadores do Direito.


Fonte: Site Consultor Jurídico. Link para notícia original: http://www.conjur.com.br/2009-nov-11/mercado-juridico-futuro-escritorios-planejamento-estrategico

Postagem: Cris, PUC, Direito, 3o Ano B

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