terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os “5” Pilares do Desenvolvimento Pessoal para o Gestor Financeiro na Advocacia

O que se espera de um profissional de finanças numa sociedade de advogados? Administrar os controles financeiros, fazer lançamentos de dados, analisar resultados, criar cenários econômicos, auxiliar os sócios nas tomadas de decisões, etc. Poderia citar inúmeras atividades que são de responsabilidade do gestor de finanças numa sociedade de advogados, mas o que faz a diferença mesmo, são as competências por ele executadas.
Dentre as variáveis que fazem a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um profissional de finanças, encaixam-se “5” competências que se forem administradas e desenvolvidas, farão toda a distinção para construir uma carreira mais produtiva, rica e de êxito.
A primeira competência é conhecer a si mesmo.
Quando investimos em autoconhecimento e aprendemos mais sobre nós mesmos, conseguimos identificar nossos pontos fortes, nossos pontos fracos e nossas principais qualidades. Somos capazes de identificar nossa verdadeira identidade; aquilo que nos torna único e especiais, aquilo que faz cada um de nós um “produto” diferenciado na área financeira e de altíssima relevância para os objetivos da banca.
A segunda competência é enxergar o futuro.
Depois de conhecer o produto “você”, gestor financeiro na advocacia, é preciso analisar o seu futuro: na área financeira, onde você pode prestar sua maior contribuição dentro do escritório? Considerando suas características e suas qualidades específicas, qual o melhor uso a fazer do produto “você”? Onde você quer chegar? Qual é a visão dos sócios sobre o produto “você”, e qual a sua visão sobre você mesmo? Existem muitas pessoas com potenciais talentos, que não chegam a lugar nenhum, porque não tem visão de onde podem ser mais úteis e valiosos. Construir uma visão de futuro é fundamental para projetar e garantir o sucesso de um profissional em finanças na advocacia.
A terceira competência é a relação.
Devemos desenvolver sempre a comunicação verbal, oral e escrita e a não verbal, aparência visual, gestos, forma de andar, aperto de mão, olhar, vestuário, etc., lembrando que toda a forma de comunicação tem um impacto direto em nossos relacionamentos, profissional e pessoal. Ademais, nossa habilidade de praticar a “comunicação perceptiva” (ouvir de verdade) pode nos ajudar a compreender melhor os outros e a conquistar sua confiança, ainda mais nós, que trabalhamos com números e análises futura.
A quarta competência é ser eternamente um aprendiz.
Todo mundo gosta de trabalhar com pessoas que aprendem rápido e logo dominam o que aprenderam. Pessoas que aprendem rápido evoluem mais depressa e acumulam experiência em menos tempo de vida. Como numa projeção futura, o profissional de finanças deve sempre se antecipar aos acontecimentos aprendendo mais e mais!
A quinta competência é a execução.
A qualidade da execução é a maior evidência da qualidade de uma pessoa. É a prática que vai proporcionar a melhor execução. E a prontidão para praticar constantemente e exaustivamente, a busca pela excelência, será sempre a melhor ferramenta para construção do desenvolvimento em conhecimento no mundo das finanças em firmas jurídicas. Aliás, vale lembrar, que a advocacia é totalmente peculiar em relação aos diversos segmentos da economia. A advocacia se destaca pela sua pujança.
Todos admiram e tendem a torcer por aqueles “guerreiros” que não se curvam frente às dificuldades, que persistem e que fazem acontecer. Sua prática é sua entrega. Muitos dizem que a primeira impressão é a que fica, mas lembre-se que a última impressão é a que dura.
Dica
Conhecer muito bem:
a) a filosofia dos sócios;
b) a missão, visão e valores do escritório;
c) o perfil dos clientes;
d) a “operação jurídica” da banca.

Dessa forma, o gestor financeiro poderá agregar valor e proporcionar recursos sustentáveis à advocacia.

Fonte: Site Estratégia na Advocacia. Link para notícia original:
http://www.estrategianaadvocacia.com.br/artigos2.asp?id=443
Postagem: Cris, PUC, Direito, 4o Ano B.

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