quinta-feira, 4 de junho de 2009

Exame multidisciplinar PUC-PR 1o Semestre

Participaram alunos de 44 cursos de graduação dos cinco câmpus


A PUCPR promoveu ontem, 3 de junho, o exame multidisciplinar. O objetivo é avaliar a aquisição de habilidades e competências de acordo com o perfil do egresso que se pretende formar. A distribuição dos cursos em cada semestre é feita conforme cronograma elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação.

O exame parte da idéia de que as competências profissionais são construídas ao longo do curso e que em cada série estas competências são específicas, embora interajam e dependam umas das outras. A prova é aplicada uma vez a cada semestre, contendo questões objetivas correspondentes aos conteúdos curriculares que o aluno está cursando, apresentadas de forma contextualizada. No 2ª semestre, a prova será realizada no dia 4 de novembro.

Objetivos - O exame multidisciplinar, enquanto processo sistemático de avaliação, tem a pretensão de oferecer subsídios para esclarecer e aprofundar a análise do curso, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. Destacam-se como objetivos principais do exame multidisciplinar:
· Diagnosticar as necessidades de reforço do aprendizado;
· Promover meios para a integração de conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diversas disciplinas que compõem o período; e
· Uniformizar o aprendizado entre turmas de professores, turnos e câmpus diferentes no mesmo período.

Além disso, o exame é uma ferramenta que contribui objetivamente ao processo de planejamento e auto-avaliação do aprendizado para todos os envolvidos no processo:
· Diretores de curso – auxilia na avaliação da efetividade do projeto pedagógico no que tange ao alcance das habilidades a serem desenvolvidas no período letivo. Também fornece subsídios para avaliar as diferenças de desempenho entre turmas e promove a integração dos conteúdos trabalhados entre professores diferentes da mesma disciplina;
· Professores – possibilita a confirmação de seu método pedagógico por meio de uma avaliação integrada;
· Alunos – promove uma auto-avaliação de seu desempenho no período cursado, considerando todas as disciplinas estudadas.

Nenhum comentário: