terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quadrilha é acusada de traficar mulheres para exploração sexual

A Justiça Federal recebeu três denúncias do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo contra 18 pessoas que integram grupos para promover o tráfico de mulheres brasileiras para abastecer o mercado de prostituição de alto luxo no Brasil e no exterior.

No processo criminal, além do tráfico internacional e interno de pessoas com fins de prostituição, os acusados deverão responder por tirar proveito de prostituição alheia, crime de quadrilha e favorecimento à prostituição.

Segundo a denúncia, feita na semana passada, seis grupos atuavam no esquema, sendo três deles no Brasil, onde ficava o núcleo central responsável pelo agenciamento e aliciamento das mulheres. As mulheres eram enviadas para os Estados Unidos, Caribe e França, onde ficavam os outros três grupos.

Segundo o MPF, as mulheres agenciadas pelas quadrilhas eram escolhidas pelos clientes mediante um book eletrônico com fotos das garotas de programa. As fotos ficavam em uma conta e-mail e eram disponibilizadas aos clientes por meio de senha.

As imagens também poderiam ser levadas pessoalmente ao cliente, por meio de um álbum entregue por um motoboy, ou, no caso de estrangeiros que chegavam ao Rio de Janeiro, entregues pelas próprias aliciadoras nos aeroportos ou hotéis.

No exterior, as mulheres eram recebidas por outros aliciadores que haviam negociado o envio das mulheres com os grupos de agenciadores brasileiros e as hospedavam numa casa ou resort, como por exemplo no Caribe, onde eram agendados e realizados os programas.

No Brasil, além do núcleo central na cidade de São Paulo, havia outros dois, um também em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, todos responsáveis por aliciar mulheres e enviá-las para o exterior ou mesmo para outros estados brasileiros.

No dia 1 de agosto deste ano, a Polícia Federal desencadeou a operação Harém, em que prendeu 15 pessoas no Brasil e no exterior; todas elas constam da lista dos denunciados pelo MPF por envolvimento no esquema. As investigações foram iniciadas a partir do estado do Espírito Santo.

Lá foi desvendado o esquema de envio de brasileiras ao exterior, com a finalidade de serem exploradas sexualmente pelo mercado de prostituição de alto luxo. Posteriormente, com o avanço das apurações e a descoberta dos principais grupos em São Paulo, o processo foi remetido para São Paulo.

Fonte: Site Última Instância. Link para notícia original: http://ultimainstancia.uol.com.br/new_site/novonoticias/QUADRILHA+E+ACUSADA+DE+TRAFICAR+MULHERES+PARA+EXPLORACAO+SEXUAL+_65411.shtml

Postagem: Cris, PUC, Direito, 3o Ano B.

Nenhum comentário: