sábado, 16 de maio de 2009

Procon multa cinco bancos em Maringá por mau atendimento

Cinco agências bancárias de Maringá foram multadas pelo Procon, nesta sexta-feira (15). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, as multas somam R$ 42,5 mil e foram aplicadas por falta de senha de espera – ou ausência de horário impresso na senha –, demora acima de 20 minutos na fila ou falta de assentos para os clientes que aguardavam atendimento dos caixas.

Foram multadas as agências na região central do Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Sicredi e Itaú. O Banco do Brasil e o Bradesco receberam duas multas cada um: além da falta de senha ou horário do início da espera, problema constatado em todos os bancos fiscalizados ontem, as duas agências não tinham cadeiras para os clientes. No total, os cinco bancos receberam sete multas.

O diretor do Procon de Maringá, Dorival Dias, disse que em algumas agências o número de funcionários que atendiam nos caixas foi ampliado assim que os fiscais entraram. “A estratégia deles (bancos) não deu certo, porque já tínhamos pensado nessa possibilidade”, observou. Segundo o diretor, antes dos fiscais identificados com coletes do Procon entrarem nos bancos, outros fiscais, sem identificação, já aguardavam nas filas.

Os fiscais à paisana passaram mais tempo aguardando atendimento no caixa do Bradesco. Foram 33 minutos. O Banco do Brasil ficou em segundo lugar na demora, com 29 minutos. “O que a gente espera é que os bancos melhorem o atendimento aos clientes. Caso isso não aconteça, as multas vão continuar”, afirmou o diretor.

Segundo ele, as fiscalizações não são mais intensas por falta de pessoal. Hoje o Procon possui quatro fiscais, número tido pelo coordenador como insuficiente para dar conta das cerca de cem reclamações diárias que o órgão recebe. “Já solicitamos reforços à prefeitura. A informação é que, em breve, receberemos mais fiscais”, disse.

A ação foi aprovada pelo Sindicato dos Bancários. Na semana passada, a entidade entregou ao Procon um abaixo-assinado com 7 mil assinaturas, pedindo providências sobre o tempo de espera nas filas. “Fiscalizando e autuando os bancos vão se adequando às leis e garantindo o direito do consumidor”, comentou o diretor de assuntos jurídico do sindicato, Odilon Carlos de Oliveira.

Tempo máximo
Apenas na tarde de ontem o Procon aplicou 17% mais multas, em valor total, do que em todo o primeiro trimestre deste ano.

Segundo o Portal da Transparência da prefeitura, de janeiro a março deste ano o órgão arrecadou um total de R$ 36,2 mil em multas – não são informadas quais as empresas penalizadas no período. De acordo com o Orçamento do município, a previsão de arrecadação do Procon para este ano, com multas, é de R$ 250 mil.

Por lei, o cliente deve ser atendido em no máximo 20 minutos nos atendimentos no caixa. O banco também deve distribuir senha com o horário de retirada, assim o cliente pode comprovar o tempo de espera na fila. Outra determinação, de uma lei estadual, é que as agências bancárias disponibilizem assentos, no mínimo 15, para pessoas com deficiência.

Fonte: Jornal O Diário do Norte do PAraná.

Postagem: Cris, PUC, Direito, 3o ano B

Nenhum comentário: